Trocam as estações e com elas as coleções. É hora de se livrar do estoque e reorganizar a loja com a nova temporada que vai chegar. Na Espanha, as liquidações de verão ou “rebajas”, que começaram em julho e vão até o final de agosto, chegam com descontos de até 70%. Tudo para recuperar o prejuízo, reflexo da crise econômica.
Cada loja tem a sua tática para seduzir o consumidor. A H&M, por exemplo, realizou uma promoção especial antes da temporada de liquidações de duas peças pelo preço de uma. A Zara aderiu à estratégia de etiquetar artigos com o nome de Special Price.
Os maiores prejudicados são as pequenas lojas que não conseguem competir com os agressivos descontos das grandes cadeias e seus números acabam sendo muito menores. Segundo a Associação Empresarial do Comércio Têxtil e Complementos (Acotex), as vendas aumentaram em 12%, comparado ao mesmo período no ano passado. Já o faturamento caiu cerca de 2%, um dado positivo, tendo em vista a expectativa de queda de 10%.
Essa diferença entre volume de vendas e faturamento se explica pelos altos descontos desse período, muito maiores do que no ano passado. A Associação ainda revela que o gasto médio por pessoa durante o período de liquidações desta temporada, ficou em torno de 200 euros (520 reais), cerca de 7% maior que a última campanha de verão.