Para alguns, segundo a geografia, África e Brasil formavam um único continente. E posso te adiantar que: no que depender da designer carioca Anna Assis, ganhadora do prêmio Shell Empreendedorismo Sustentável de 2003 da marca África Universal, isso continuará por muito mais tempo.
A África não está na moda só porque a Copa do Mundo vem aí. A Africa está na moda porque sua cultura é (sem dúvida) universal. O divino vivendo ao lado do profano, as cores fortes, os cheiros, as diversas línguas e etnias; a África é assim: um continente. Nesse embalo, Anna aproveita para criar peças com significados e (até) alma. Afinal, falar de África sem recorrer aos Orixás é um verdadeiro pecado.
Entre materiais nobres e reciclados (vidro, massas, búzios, metais, marfim, chifre, madeira, cerâmica, coral), a África Universal apresenta um verão 2011 inspirado nos 122 anos da Abolição da Escravatura, traçando um paralelo entre líderes históricos e contemporâneos. De Nilo Peçanha a Barack Obama, passando por Martin Luther King e Muhammad-Ali; a África Universal e sua moda etnica têm muito para comemorar em sua próxima estação. (Por Vinícius Almeida)