Terminou ontem em Paris os desfiles masculinos para o outono/inverno 2011-12 internacional. Com looks menos esportivos do que Milão, o destaque da temporada foi para as várias modelagens dos costumes, com calças skinny e amplas, paletós ajustados ou com lapelas e bolsos inusitados. A seguir as principais tendências e, a partir de amanhã, os desfiles de alta-costura para a primavera 2011!
Forças Armadas: os uniformes do exército, da marinha e até da aeronáutica (sob a forma de bombers) foram explorados de formas mais ou menos literais. Até os trajes regimentais ganharam releituras. Balmain, Roland Mouret, Valentino e John Galliano são os maiores exemplos da tendência.
Funcional: entre o esportivo e o utilitário, o estilo que é o epítome do vestuário urbano tem ares minimalistas e é sempre muito prático nos desfiles de Kris Van Assche, Lanvin, Louis Vuitton, Dior Homme, Hermès e Jean Paul Gaultier.
Alex Mabille e Jean Paul Gaultier
Tradição: a classe britânica, os ícones do vestuário, ternos ajustados, uma leve inspiração nos anos 50, xadrez e muitos chapéus estavam nos desfiles de Viktor & Rolf, Yves Saint Laurent, Alex Mabille, Hermès e Jean Paul Gaultier (que homenageou James Bond).
Color Blocking: as cores vivas, como vermelho, laranja, azul, mostarda e roxo, dão um ar irreverente e pop às coleções de Yohji Yamamoto, Mugler, Raf Simons, Louis Vuitton, Dior Homme, Balmain e Balenciaga.