As campanhas impressas são lindas mas não são mais suficientes pra quem quer garantir as vendas. É por isso que mais e mais marcas estão investindo pesado em campanhas digitais e abusando de estratégias nas redes sociais. Vamos lembrar algumas que marcaram o ano?
O primeiro lugar de 2011 vai para a Burberry, é claro. Com quase 10 milhões de fãs no Facebook e um uso super inteligente da rede, incluindo a venda em primeira mão do perfume Burberry Body por um f-commerce, a grife inglesa se supera em cada ação (foi uma das primeiras a transmitir desfiles ao vivo e a vender parte da coleção simultaneamente, chamou Scott Schuman para ser curador da campanha Art of Trench e permite aos clientes customizarem seus trench-coats no site). Em 2012, Christopher Bailey e seu time devem aprontar mais surpresas!
Quem também ganhou muitos pontos virtuais este ano foi a Dior com a reformulação do site, que ficou mais interativo e com um vasto conteúdo sobre as linhas e a história da grife. Seu Facebook também está mais ativo (já são mais de 5 milhões de fãs) e com vídeos das coleções mais recentes.
A Gucci, por sua vez, inovou não só nas redes sociais mas também nos apps para iPhone e iPad. Sua revista virtual Gucci Style já teve mais de 300.000 downloads e funciona como um catálogo onde o cliente vê as novidades e pode fazer compras via m-commerce.
E para fechar o ano, Marc Jacobs, que tem uma presença digital razoável, fez uma campanha de Natal bem-humorada, convidando os clientes a participarem com a tag #MarcFam no Twitter, Foursquare e Instagram.