Sabe aquela frase “gentileza gera gentileza”? Pois é, gentileza também gera mais vendas. Atenção, cuidado e personalização são o segredo de muitas marcas que querem ganhar o coração de seus clientes de formas nada previsíveis. Não é muito difícil de compreender o sucesso desta tendência quando vivemos tempos tão frenéticos, individualistas e ansiosos.
Serviços personalizados são práticas antigas e bem conhecidas. Cartões de aniversário com direito a desconto, acompanhados de pequenos presentinhos, entrega de compras na casa do cliente e eventos para vips são atitudes louváveis, porém não surpreendem mais ninguém. Mas imagine se o cartão de aniversário vier com o seu vaso de flores ou chocolate preferidos, que você contou para a vendedora despretensiosamente? Ou se após uma reclamação sobre o atraso do correio, no seu Facebook, a marca enviar um novo produto?
Os atos não precisam ser megalomaníacos, apenas espontâneos e sinceros, para que o cliente enxergue a empresa de forma humanizada. Também não vale fazer meia dúzia de ações, gerar retorno e depois esquecer o assunto. A estratégia deve ser delineada com cuidado, pensando na identidade da marca e na imagem que ela quer comunicar. Ah, e é sempre bom lembrar que a gentileza começa internamente. Não adianta ser fofo com o cliente e tratar mal os funcionários, né?