Esta semana a HBO brasileira começou a passar “Girls”, um seriado sobre quatro amigas que vivem em Nova York. Algo soa familiar? Mas as coincidências com “Sex and the City” param por aí. Para começar, Hannah (Lena Dunham), Marnie (Alisson Williams), Jessa (Jemima Kirke)e Shoshanna (Zozia Mamet) vivem no Brooklyn, que é hoje o lugar mais cool da Big Apple porém bem mais em conta que Manhattan. Todas têm 20 e poucos anos e lidam com a nova realidade americana: empregos para recém-formados são raros. A protagonista Hannah, assim como Carrie, é escritora, só que não consegue produzir nada e vive da mesada dos pais, tentando convencê-los de ser “a voz de sua geração” quando ameaçam cortar sua mesada.
Se Carrie Bradshaw foi a voz de uma geração de mulheres deslumbradas e hiper consumistas, que viviam a ilusão de uma riqueza sem fim (até hoje não sei como ela vivia no Upper East, com um closet recheado de grifes sendo colunista de um jornal meio sensacionalista), Hannah pode sim ser a voz de uma nova geração que encontrou um mundo mais pobre, só que não sabia lidar com ele pois foi mimada demais. E agora? É neste cenário bem mais realista e ácido que a narrativa evolui, abrindo espaço para novos comportamentos.
Quanto ao figurino, nem uma menção a grifes! Mas mesmo podendo comprar apenas no Beacon’s Closet, os estilos de cada uma são bem delineados. Hannah é um pouco gordinha e não liga pra moda, suas roupas costumam ter tons meio desbotados e estampas com cara de vintage (que ela deve comprar no brechó), já sua melhor amiga Marnie é recepcionista numa galeria de arte e precisa estar sempre arrumada de uma maneira mais clássica, com vestidos tubinho e cintura marcada. Jessa é a hipster e de look mais autêntico. Ela adora vestidões e aqueles ícones do estilo boho. Shoshanna é quem mais liga pra moda e mais usa as tendências da estação, mas sempre como seguidora e sem muita originalidade. Vale ficar de olho pra conferir em breve a influência deles nas lojas!