Todo fim de ano, o site Trendwatching.com publica as 10 grandes tendências de comportamento de consumo para o próximo ano. E como já virou tradição, gosto de interpretá-las para o mercado de moda. Vamos lá…
1- Presumers & Custowners: o envolvimento do consumidor com os produtos só tende a crescer e a tendência é que ações de crowdfunding, customização e pré-vendas se tornem mais comuns. A intenção é fazê-lo achar que é “dono” da marca.
2- Emerging2: esta é uma tendência que não se encaixa muito na realidade da moda brasileira, pois trata de marcas de países emergentes vendendo para outros mercados emergentes. No futuro, quem sabe?
3- Mobile Moments: já falei várias vezes sobre a importância de considerar os smartphones como grandes canais de comunicação. Eles são cada vez mais imprescindíveis na vida dos consumidores e tudo que eles podem fazer ali para facilitar a vida é bem-vindo.
4- New Life Inside: reciclar e reaproveitar produtos, transformando-os em algo útil e produtivo é uma ação inteligente e que vai conquistar facilmente os clientes cada vez mais preocupados com o meio ambiente.
5- Appscriptions: esta tendência fala sobre o crescimento de apps médicos. Traduzindo para a indústria da moda, a criação de apps que reúnam informação e compras tem tudo para dar certo.
6- Celebration Nation: é a hora dos mercados emergentes exportarem com orgulho suas histórias e tradições, algo que no Brasil já está acontecendo. Boas oportunidades para a moda nacional podem surgir disso.
7- Data Myning: imagine entrar num e-commerce que usa as informações fornecidas de modo pró-ativo, fazendo recomendações de produtos de acordo com seu perfil, bem ao estilo amazon.com? Quem investir além do CRM básico, sendo criativo e inovador, vai conquistar muitos clientes.
8- Again Made Here: a revalorização da produção doméstica traz muitas vantagens em relação a tempo de entrega e status da mercadoria. Mas é preciso saber envolver o consumidor, mostrando a superioridade do seu produto.
9- Full Frontal: marcas que adotam políticas de transparência, que não tem vergonha de mostrar quem são e o que fazem vão ganhar cada vez mais o coração dos clientes. Resumindo, a verdade vende.
10- Demanding Brands: o consumidor se preocupa com o meio ambiente? As marcas mais ainda e elas vão fazer questão de mostrar todas as ações e ainda educar e mobilizar seus clientes em prol de uma boa causa!
Feliz 2013!!!