Nesta terça-feira, dia 02 de junho, o SENAI-CETIQT promove o evento Bazaar 40º, na unidade Riachuelo, a partir das 10h30. Além das vendas das criações dos alunos, um concurso/desfile também vai acontecer para escolher os melhores trabalhos. O Modalogia vai estar presente pois eu e a Evelyn fazemos parte do corpo de jurados! O evento é aberto ao público e uma ótima chance de conhecer os trabalhos desses promissores talentos.
Conversamos com a professora Cristina Seixas, responsável pela disciplina Produção de Eventos, que nos contou sobre a proposta do Bazaar, que este ano tem como tema “Burle Marx, muito além do jardim”, em homenagem ao paisagista brasileiro. Confira a entrevista abaixo:
Modalogia – Qual é a importância de um projeto como o Bazar 40º para o futuro profissional dos alunos?
Cristina Seixas – A proposta do Bazaar 40º é proporcionar ao aluno um primeiro contato com a realidade de mercado e o consumidor. É um espaço onde pode exibir e negociar seus produtos, fazendo com que entenda a importância da sistemática de sua criação e de seu desenvolvimento, a problemática da concorrência, entre outros fatores inerentes ao mundo dos negócios. É praticar os primeiros passos no mundo do empreendedorismo. Esta é a 12ª edição do evento que conta a cada semestre com a participação, a dedicação e o interesse de nossos alunos.
Modalogia – Como o aluno é orientado no processo criativo? De que forma os alunos foram construindo suas peças a partir do trabalho de Burle Marx?
Cristina Seixas – Há uma série de ações que os alunos da disciplina Produção de Eventos devem desenvolver ao longo do semestre. Uma delas é divulgar, não só o evento em si, mas também notícias e imagens do tema proposto, para que os possíveis concorrentes possam ter pontos de partida e de estímulo para sua criatividade. Quanto ao processo criativo, o aluno conta com a aprendizagem, a metodologia e o conteúdo das disciplinas, somado aos exercícios e práticas desenvolvidas ao longo do curso. Participar deste concurso significa trabalhar com a imaginação, pesquisar e, principalmente, interpretar. Significa também, pôr em prática o conhecimento adquirido ao longo das aulas, pensando em todo o processo, desde a concepção do modelo, à escolha dos materiais e de sua confecção.É sentir a emoção que o desfile proporciona, quando o look é exibido na passarela.