Depois de muita polêmica em torno das mudanças na organização do evento, agora com a Luminosidade/InBrands, o Fashion Rio ganhou um novo lugar, o Píer Mauá, por enquanto a grande modificação pois segundo Paulo Borges, que concedeu uma entrevista informal aos jornalistas no último dia do evento, é a partir de janeiro de 2010 e, principalmente, junho do próximo ano , que as maiores modificações serão percebidas. Primeiro, o Fashion Business mudará de nome (nesta edição ainda ficou a cargo da Escala Eventos de Eloysa Simão, que por sua vez fechou um acordo com a Fecomércio para uma nova bolsa de negócios) e será montado em um dos armazéns dentro do Píer.
Outra idéia de Paulo é convidar todas as marcas de moda praia que desfilam no SPFW a desfilarem no Rio, afinal só três grifes (Salinas, Luiza Bonadiman e Lenny) exibiram seus maiôs e biquínis nas passarelas desta vez. Muito pouco para uma cidade que irradia um estilo de vida tão ligado à praia. Esta medida ajudaria a reafirmar a identidade da moda carioca, mas nem de longe significa um projeto de união do SPFW e do FR, como um só evento (o inverno seria desfilado em São Paulo e o verão no Rio). O próprio Paulo Borges se apressou em afastar esta chance: “talvez daqui a 5, 10 anos podemos pensar nisso. Mas por enquanto existe demanda para as duas semanas pois o nosso mercado interno é capaz de absorver as ofertas. E é justamente este mercado que ajudou o Brasil a não sofrer tanto com a crise econômica mundial.”
Agora que já estamos mais tranqüilos em relação ao evento, é hora de fazer um balanço e apontar as principais tendências para a primavera/verão 2009-10. De uma forma geral, o que mais se viu foi uma confirmação das tendências internacionais, principalmente os anos 80, e uma explosão de cores nas passarelas, com a mistura de vibrantes e neutros. Confira abaixo os destaques
1) Cores – De um lado as neutras (tons de bege, off-white e branco) e de outro as cores vivas (vermelho, pink, turquesa, amarelo) e até flúor (verde e amarelo limão). A proposta é combiná-las criando um look divertido.
Desfiles: Maria Bonita Extra, Redley, Totem, Tessuti, Sta Ephigenia, Apoena, Printing e Graça Ottoni.
Totem e Printing
2) Anos 80 – É impossível fugir! Das ombreiras nos blazers às calças sarouel, passando pelos vestidos bandage, as mangas volumosas, os macacões, as mini saias e os jeans detonados e super lavados, alguma peça da década vai entrar no seu guarda-roupa. Prepare-se!
Desfiles: Juliana Jabour, Carlos Tufvesson, Ausländer, Espaço Fashion, Sta Ephigenia, Walter Rodrigues, TNG, Claudia Simões e Cantão.
Carlos Tufvesson, Claudia Simões, Espaço Fashion e Ausländer
3) África – A vinda da exposição “Viagens Extraordinárias” de Yves Saint Laurent com certeza ajudou a aumentar o interesse pelo continente africano e, sobretudo, pelo estilo safári. Releituras da saharienne apareceram bastante e acessórios como maxi colares e turbantes, além de estampas do tipo tribal são ingredientes fundamentais.
Desfiles: Printing, Espaço Fashion e Lenny
Espaço Fashion, Printing e Lenny
4) Arquitetura – as formas estruturadas e geométricas prometem ser boa opção para looks noturnos mais sofisticados ou que ressaltem as curvas femininas.
Desfiles: Mara Mac, Acquastudio, Melk-Z-Da, Giulia Borges e Filhas de Gaia
Mara Mac, Filhas de Gaia, Acquastudio e Giulia Borges
5) Peças-chave – para terminar, as grandes apostas da estação: vestidos coquetel tomara-que-caia e abaulados, macacões amplos, blazer curto, mini saia, sarouel de tecido, calça clochard, jeans azul claríssimo, biquínis de laterais e alças mais largas, maxi colares.
Juliana Jabour, Totem, Ausländer, Cantão, TNG e Lenny
Fotos: Marcio Madeira, Nina Franco e Melissa Andrade
Veja na seção Serviços os tipos de Relatórios de Tendências e Treinamentos do MODALOGIA que se encaixam no perfil da sua empresa e entre em contato pelo comercial@projectmlondon.com.br