Madeleine Vionnet em Exposição em Paris

vionnet-01

Uma das grandes mestras da costura e do corte tem sua carreira em merecida retrospectiva no Musée des Arts Décoratifs de Paris. Conhecida como a inventora do corte em viés e famosa por seus drapeados, Madeleine Vionnet é reverenciada como um dos grandes nomes da moda do século XX, e uma das responsáveis pela revolução estética que libertou o corpo feminino.

De origem simples, Vionnet começou a costurar aos 12 anos após largar os estudos. Passou por grandes maisons parisienses no começo do século passado, e foi com Jacques Doucet (que também empregou o então jovem Paul Poiret) que Vionnet deu início a uma pequena revolução, proibindo o uso do espartilho e encurtando as bainhas. Era 1906, e foram precisos mais 6 anos para que ela tivesse sua própria casa.

vionnet-02

 

Em estilo Art Déco, Vionnet abriu seus salões na Av Montaigne, em Paris, em 1912, e foi a partir então que seu vocabulário estético se estabeleceu e se refinou. Modelava suas criações numa pequena boneca de madeira articulada e fazia com que as costuras seguissem as linhas do corpo, eliminando-as ao máximo. A maioria dos costureiros fazia justamente o contrário, e a mulher é quem deveria se adaptar às curvas de suas roupas. Adotou o corte enviesado para vestidos, o que só era feito em golas de camisas. O enviesado conferiu mais fluidez às modelagens, e conforto. Utilizava sedas, musselines, cetins e veludos, e por causa de seus modelos seus fornecedores passaram a fabricar tecidos em larguras especiais, maiores que o padrão, para que o corte pudesse ser feito sem contratempos. Os drapeados também são características de seu repertório, e surgiram em suas peças graças à paixão pela Grécia Antiga.

 vionnet-03

As contribuições de Vionnet, porém, vão muito além de sua sofisticação estética. Em sua Maison havia atendimento médico e dentário para seus funcionários, que tinham pausas para descansos durante seus turnos de trabalho. Vionnet implantou outros tantos benefícios antes mesmo de virarem leis trabalhistas. Em 1952 doou à Union Française des Arts Du Costume seus álbuns de direitos autorais, com registros de sua obra. Para se precaver contra cópias, Vionnet fotografava seus modelos de frente, de lado e de costas. A doação demonstra também a consciência em preservar seu trabalho e sua história. O material hoje pertence ao Musée de La Mode et Du Textile, em Paris.

vionnet-04

 A exposição, entitulada “Madeleine Vionnet, Puriste de La Mode”, reúne mais de 100 vestidos por ordem cronológica e fica em cartaz até janeiro de 2010. 

Serviço

Les Arts Décoratifs

107, Rue de Rivoli

75001 Paris

3ª a 6ª – 11 às 18h

Sábado e domingo – 10 às 18h

Os últimos bilhetes são vendidos até meia-hora antes do fechamento

As tarifas variam de 6,50 a 16 euros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.