Os modelos de Mario Queiroz são guerreiros bárbaros vestidos em calças, jaquetas e casacos de corte impecável, e até fraques em jacquard. Em tons de berinjela, verde, cinza e marrom, o outono/ inverno 2009 do estilista está cheio de camisas e casacos de gola alta, veludo cotelê, lã, algodão, malha e moletom.
Calças de alfaiataria ganharam ganchos mais baixos e as golas subiram. A calça berinjela abre o desfile combinada ao casaco estampado de veludo cotelê sobre camisa de algodão. Os losangos tradicionais estampam casacos canguru e coletes. Algumas camisas de tricoline ganharam abotoamentos ao longo da manga e na gola, por onde se acopla uma espécie de capa frontal, que nos faz crer se tratar de uma camisa assimétrica. Maxi cachecóis de tricô enfeitam os pescoços mais ousados, e também para eles uma boa opção é o casaco de estampa xadrez tipo manto alfinetado na frente. Ou o fraque em jacquard, e, ainda, as saias que lembram o kilt escocês, com suas aberturas frontais são usadas sobre bermudas.
Os guerreiros são versáteis, vestem ternos estampados ou twin set , camisetas em meia malha sob coletes de alfaiataria e blazeres com bolsos funcionais. Desfilam ao som de uma música percussiva, alguns usam ombreiras e até capacetes de couro que lhes conferem ar medieval. Por Julia Wahmann