Branding é a palavra da moda. E não é à toa. As ações estratégicas para colocar uma marca em movimento são cada vez mais relevantes e necessárias em tempos de crise, expansão global e mercado ultra competitivo. Resumindo, quem não sabe posicionar sua marca e manter a atração permanente dos consumidores por ela está correndo sério risco de extinção. E quem quer entender melhor o segredo do sucesso de algumas empresas e o passo a passo para gerir grifes vencedoras, pode começar lendo…
– Fashion Brands: Branding Style from Armani to Zara (Mark Tungate): um best-seller que está chegando à terceira edição. O autor desvenda os processos de democratização e espetacularização da moda e mostra como campanhas, visual merchandising e outros artifícios transformam a aura de uma simples roupa.
– Fashion Branding Unraveled (Kaled K. Hameide): é um super guia que abrange desde os conceitos de gestão de marca até cases e análises das recentes tecnologias usadas e que vão definir o futuro do segmento.
– Designing Brand Identity (Alina Wheeler): apesar de não ser voltado só para moda, é também um ótimo guia para entender o poder das marcas e desenvolver estratégias de sucesso.
– Brandsense (Martin Lindstrom): o objetivo é mostrar um lado não explorado da gestão de marcas, associando canais sensoriais a ela.
– The Brand Gap (Marty Neumeier): é um clássico do gênero, e um daqueles livros para deixar na cabeceira. A leitura é fácil e rápida e nos faz entender bem a importância da gestão.
– Lovemarks (Kevin Roberts): outro clássico, que defende algo simples: a emoção é caminho para construir e fidelizar uma marca.
Obs: os livros em inglês estão à venda na Amazon.com