Novamente escrevo sobre o projeto Meias Órfãs, uma iniciativa de reaproveitar os pares de meias perdidas e transformá-las em novas peças como: casacos, bolsas, saias… Confeccionadas por artesãs e costureiras do Rio, Maceió e Paris, esta iniciativa faz parte do Ano da França no Brasil e tem o apoio dos Ministérios da Cultura dos dois países.
Hoje, dia 5 de novembro, a Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, sediará o evento de apresentação do projeto e no lançamento serão expostas peças produzidas por moradoras da Gamboa e do Morro Dona Marta. Sob a orientação de estudantes de moda da Universidade Veiga de Almeida (UVA), elas aprenderam as técnicas de confecção de acessórios com meias, criados pela designer brasileira Márcia Carvalho, radicada na França.
As peças também serão apresentadas em dezembro, durante o evento Design em Movimento, visando buscar parceiros para financiar outras mostras, divulgar e desenvolver a versão 2010 do projeto. Quem tiver interesse em contribuir com a iniciativa pode entregar suas doações nos postos de coleta da Veiga de Almeida, localizados no campus Tijuca (Rua Ibituruna, 108) e na Unidade Barra (Av. Gen. Felicíssimo Cardoso, 500). Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.
Serviço:
Lançamento do Projeto Meias Órfãs, para imprensa e convidados
End: Cidade do Samba, Ateliê Amebras, Barracão I, 4º andar – Rua Rivadávia Correa, 40 – Gamboa, RJ
Data: 5 de novembro
Horário: das 14h às 20h