Hoje a maratona aqui no Pier Mauá começou mais cedo, graças à palestra da ABIT e do portal inglês WGSN sobre as tendências para a primavera/verão 2010-11. A editora Gemma Harker ministrou o seminário Power of Change e falou sobre as 3 macro-tendências para 2011, segundo ela um ano que iniciará um ciclo de otimismo e esperança no mundo: Timeless, Sensory e Fair & Square.
O Timeless se refere à união de memória, nostalgia e progresso com o passado revisitado porém com aplicação de tecnologia. A memória afetiva do consumidor vai ser estimulada, a partir da compra de produtos com história. Acredito que um bom exemplo da tendência seja a coleção New Vintage da Yves Saint Laurent e todas as reedições que as grandes grifes andam fazendo.
Já o Sensory busca ressaltar as experiências de consumo, com produtos estimulantes, que ofereçam visões inusitadas e quebrem padrões, principalmente com o uso da tecnologia para a arte digital.
Finalmente, o Fair & Square refere-se à simplicidade, à comunicação direta e funcional e ao resgate de valores reais. A busca por uma vida mais simples deve ser intensificada e por isso o consumidor vai querer receber mensagens claras e diretas das marcas.
Para terminar, Gemma mostrou o top 10 da primavera/verão 2010 do WGSN: jaqueta militar, vestido-camiseta, jaqueta baseball masculina, calças retas com contornos, scuba dress, pólo de tricô masculina, blusas curtas, baby doll, bermuda de alfaiataria para os homens e cicilista para as mulheres.
Nós aqui do Modalogia ficamos muito felizes ao assistir essas palestras e confirmar o que também pesquisamos. Você poderá conferir de perto nosso trabalho participando do Curso de Pesquisa de Moda em Londres, em maio de 2010.