Os figurinos da novela Caminhos das Índias, da Globo, enchem os olhos. As misturas de cores e texturas seduzem, e no meio de tantos detalhes do universo hindu algumas jóias pra lá de contemporâneas viram objeto de desejo. A designer carioca Lívia Canuto é autora de peças em prata, e algumas delas foram parar no horário nobre, como o brinco Ganache de acrílico, usado pela personagem de Maria Maia, e os anéis de prata e borracha usados pelo personagem de Márcio Garcia. As personagens de Isis Valverde e Marjorie Estiano também usam suas jóias.
Suas peças têm formas inacreditáveis, e aliadas a materiais como acrílico, pérolas e até papel (!) alcançam resultados conceituais, porém totalmente usáveis. Lívia costuma dizer que são “jóias de autor”. Uma olhada em suas coleções não deixa dúvidas, e a possibilidade de você se apaixonar por seu trabalho é garantida. Ela transforma em jóias movimentos de Ballet, confeitos e elementos do mundo da pâtisserie, além de flores e formas mais abstratas, mas não menos escultóricas.
Lívia começou seus estudos em ourivesaria no ateliê de Paula Mourão, e completou sua formação em Portugal, na escola Contacto Direto, depois de se formar em Design pela UniverCidade. Aprendeu a técnica da laca japonesa, o que confere um charme extra a seus brincos e anéis. Hoje, leciona na faculdade Estácio de Sá e no SENAI, além de traduzir em prata suas inspirações, e, claro, de nos deixar babando.
Os contatos da designer e o ponto de venda das jóias podem ser encontrados no site www.liviacanuto.com