O Sesc Rio apresenta, a partir de 10 de janeiro, a exposição “Casa Canadá”, que contará por meio de fotografias, objetos de acervos particulares e de museus, revistas e arquivos multimídia, a história da primeira maison de alta- costura do Brasil, lugar que foi o ponto de partida da moda no país. A mostra, que acontece paralelamente ao Senac Rio Fashion Business, abrangerá desde a criação da maison nos anos 40, seu apogeu nos anos 50 até o declínio em meados dos anos 60, quando acontece a transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília e o golpe militar em 1964.
Na Casa Canadá, aconteceram os primeiros desfiles do país. Eles faziam tanto sucesso que paravam o Centro do Rio. Nos salões da maison, na Rua Sete de Setembro, clientes e jornalistas viam passar as mais belas modelos da época. A mostra começa com um ar europeu, apresentando a grande influência da cultura francesa no Brasil, durante o pós-guerra, com ampliações de fotos de desfiles em preto e branco. Uma passarela igual a da Casa Canadá será reproduzida e vai revelar raridades, tais como cadernos de anotações de Cândida Gluzman, com informações sobre suas viagens a Paris, esboços de vestidos e pedidos e marcações de medidas das clientes. Além disso, designers importantes também serão homenageados. A exposição vai fazer um paralelo entre a moda de ontem e de hoje, mostrando a proposta dos designers da época e como conseguiram manter o estilo das marcas para as quais criaram. Os homenageados são Christian Dior, Givenchy, Balenciaga, Jeanne Lanvin e Pierre Balmain.
Importante lembrar que durante o Senac Rio Fashion Business, de 10 a 13 de janeiro, haverá transporte gratuito de vans entre a Marina da Glória e o Arte Sesc. A entrada para a exposição é gratuita e a classificação etária é livre.
Serviço Exposição “Casa Canadá” Dia: 10 de janeiro a 30 de janeiro Horário: terça-feira a domingo, 12h às 18h Local: Art Sesc End: Rua Marques de Abrantes, 99 – Flamengo – RJ Tel.: (21) 3138-1343