Depois de uma triste noticia sobre a morte de trabalhadores turcos devido às químicas nas lavagens do jeans, há esperança de dias melhores: a primeira leva de jeans feitos com algodão orgânico cultivo pela Better Cotton Initiative chegou ao mercado. Apesar de ainda serem em pequenas quantidades, os jeans da Levi’s, Adidas, H&M e Marks & Spencer já contêm os fios orgânicos e devido aos subsídios da BCI não há diferença nos valores em comparação ao denim normal.
Uma das razões de não haver distinção é o risco da demanda crescer e faltar matéria-prima para o varejo. A meta do BCI é até 2015 ter um milhão de fazendeiros ao redor do mundo cultivando algodão orgânico. O Brasil já foi incluído no programa e a China pode entrar em breve.
Os consumidores já dão sinais do interesse pelo material: em 2009 as vendas do material para confecção de roupas e tecidos de decoração cresceu 35% ou US$ 4,3 bilhões, de acordo com a Organic Trade Association. Além disso, o uso de pesticidas tem sido reduzido graças a técnicas de biotecnologia que deixam o algodão mais resistente. Esta é uma das tendências que a gente espera que permaneça para sempre, não?