É aquela velha história: em time que está ganhando… A C&A e a Richuelo estão seguindo fórmulas consagradas pela H&M, Topshop etc e neste fim de ano lançam parcerias com estilistas brasileiros de ponta. A C&A convidou Carina Duek e a Riachuelo chamou André Lima, Huis Clos, Juliana Jabour, Maria Garcia e Martha Medeiros para a coleção Fashion Five, que estreou no último dia 16 de novembro com desfile na Casa Fasano, em São Paulo.
A coleção de Carina Duek foi lançada ontem na C&A e já pode ser comprada online inclusive. A top Jeisa Chiminazzo estrela a campanha fotografada por Gui Paganini. A linha traz muitos looks de festa, já que estamos no fim do ano, com aquele mix romântico e sexy que é marca registrada de Carina. Já a Fashion Five da Riachuelo também segue o tom de festa, com cada estilista traduzindo para o fast fashion suas assinaturas que fazem sucesso Brasil afora.
A iniciativa é bem-vinda, o único problema é que o público típico da Riachuelo e da C&A não é tão amplo como de uma H&M, por exemplo. Ambas focam nos clientes que vão parcelar as compras em dezenas de vezes no cartão da loja e que normalmente não tem muito conhecimento sobre os nomes da moda. Bem diferente da realidade da rede sueca, que além de atingir um público de todas as classes, convida sempre pesos pesados que não precisam de muita divulgação pra virar desejo instantâneo nos consumidores. Talvez o que esteja faltando nas redes brasileiras seja um senso de adequação à realidade do nosso varejo. A gente sabe que há uma estratégia por trás para conquistar clientes mais “fashionistas”, porém será que ela está dando resultados satisfatórios?