Adoro lojas de departamentos. Acho super prático poder comprar dentro do mesmo espaço produtos e marcas tão diferentes, ver de perto coleções de estilistas que não têm lojas próprias, experimentar vários produtinhos de beleza … Enfim, para mim, esse tipo de loja é uma verdadeira instituição e não é a toa que muita gente cria um laço emocional com elas. Como já contei aqui, minha ligação mais forte é com a Bergdorf Goodman! Me lembro perfeitamente da minha primeira viagem a Nova York e de entrar na Bergdorf’s com a minha mãe fugindo da chuva e de um frio gélido (no dia seguinte, nevou), e sermos recebidas por um porteiro que prontamente embalou nosso guarda-chuva! Lá dentro, aquela atmosfera de luxo, o cheiro dos perfumes se misturando, o silêncio nos corredores… Que delícia! E eu nem sonhava em trabalhar com moda ainda…
Por que estou contando isso? Porque a loja está celebrando uma data inusitada em 2012: 111 anos! A comemoração inclui um documentário e um livro, ambos batizados de “Scatter My Ashes at Bergdorf Goodman” (algo como “espalhe minhas cinzas na Bergdorf Goodman”), com depoimentos de estilistas, funcionários e celebridades. O filme foi dirigido por Matthew Miele e tem Karl Lagerfeld, Michael Kors, Joan Rivers e Giorgio Armani falando sobre suas experiências – da primeira vez que mostraram uma coleção para Linda Fargo (vice-presidente e compradora principal) até lembranças infantis, de compras com os pais. Já o livro foi escrito por Sara James Mnookin e, além dos depoimentos, tem preciosidades como croquis da Balmain (foto abaixo), Chanel e Lanvin exclusivos para a empresa, imagens de antigas campanhas, das vitrines e do interior da loja.
Mesmo com tanta história e tradição, a Bergdorf Goodman (que hoje pretence ao grupo Neiman Marcus Inc.) soube se modernizar e é um dos melhores exemplos de marca que usa as redes sociais estrategicamente. Ela está presente em várias plataformas digitais (Facebook, Twitter, YouTube, Foursquare, Instagram, Tumblr, Hunch, Pinterest, Google+, Weibo, Tudou, Spotify and Pose, Lyst e Polyvore), tem um blog, o 5th/58th, e, claro, um e-commerce. Todas as ações são planejadas para engajar os clientes e envolvem equipes de vários departamentos, assim todos sabem o que está acontecendo e como dialogar com o consumidor, algo fundamental para o marketing digital ser efetivo!
A ação mais recente usa o Instagram, a vitrine de Natal e uma eterna curiosidade: o que acontece com manequins e cenários depois que são desmontados? O concurso vai premiar as melhores fotos da #BGWindows, que este ano é inspirada nos espetáculos da Vaudeville.
Com tudo isso, a gente entende porque a Bergdorf’s é a loja de departamentos de luxo número 1 (ou 111?) dos EUA!