Não Vivo Sem: Ácido Retinóico


Warning: Undefined variable $listtag in /home/storage/752/3595752/user/htdocs/wp-content/plugins/image-gallery-reloaded/image-gallery-reloaded.php on line 202

Deprecated: preg_replace(): Passing null to parameter #3 ($subject) of type array|string is deprecated in /home/storage/752/3595752/user/htdocs/wp-includes/formatting.php on line 4810

O ácido retinóico faz parte da minha vida desde a adolescência, quando fui pela primeira vez à dermatologista para tratar as espinhas. Junto com ele nasceu o hábito de usar protetor solar diariamente, algo imprescindível para evitar manchas (hoje em dia os estudos já mostraram que não há relação entre o ácido e o aparecimento de melasma, mas o protetor continua sendo essencial). Os anos passaram, incorporei vários outros produtos, porém nunca deixei o ácido de lado! Acredito que poucos ingredientes sejam tão eficazes para desobstruir poros, clarear e prevenir manchas, suavizar rugas, melhorar a textura e renovar a pele. São muitos benefícios em 1 só produto!

É claro que é preciso tomar certos cuidados. Evite usá-lo em áreas suscetíveis à vermelhidão, como em torno do nariz pois ele pode aumentar o aparecimentos dos vasinhos. Também é preciso ficar de olho na dose: uma bolinha do tamanho de uma ervilha é suficiente e quando passamos mais do que isso, a tendência é irritar a pele, que pode descamar e ficar vermelha. Por isso, quem tem pele sensível ou seca deve usá-lo com menos frequência.

Hoje a maioria dos dermatologistas alia o ácido a outros produtos, de acordo com as necessidades da paciente, diminuindo assim o risco de efeitos colaterais. Geralmente uso a  tretinoína (como também é conhecido) de 2 a 3 vezes por semana, alternada com séruns firmadores e produtos com vitamina C ou ácido hialurônico, por exemplo.

É sempre bom lembrar que só o dermatologista pode receitar o ácido retinóico e é ele que vai avaliar qual a concentração mais indicada para cada pele.  Acho que já usei quase todas as marcas disponíveis no mercado (Retin-A, Vitanol-A, Vitacid…) em gel ou creme e também produtos manipulados. Para mim, os resultados são os mesmos. Várias marcas de dermocosméticos oferecem produtos com o ativo na fórmula, neste caso chamado retinol, o que permite que sejam vendidos sem receita médica. O efeito demora mais a aparecer mas também é muito significativo.

Meus favoritos entre os disponíveis na farmácia:

retinol-sc
Retinol 0.3 SkinCeuticals 

retinol-laroche-100x100

Redermic R La Roche Posay

retinol-dermage-100x100

Age Inverse Gel Creme Antissinais Dermage

retinol-vichy-100x100

Liftactiv Retinol HA Noite Vichy

retinol-roc-100x100

Wrinkle Correction RoC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.