Warning: Undefined variable $listtag in /home/storage/752/3595752/user/htdocs/wp-content/plugins/image-gallery-reloaded/image-gallery-reloaded.php on line 202
Deprecated: preg_replace(): Passing null to parameter #3 ($subject) of type array|string is deprecated in /home/storage/752/3595752/user/htdocs/wp-includes/formatting.php on line 4810
Recentemente notei que desde que comecei o blog, falei bastante sobre marcas de cosméticos naturais, ou que pelo menos tentam ser o mais natural possível. Mesmo sem pesquisar muito, fui me deparando com uma vasta quantidade de produtos que se dizem sustentáveis/orgânicos/veganos etc.
É muito bom constatar que o que poderia ter sido um mero modismo virou um grande negócio e que, nós, consumidores, pressionamos cada vez mais por transparência. Queremos saber de onde vem a matéria-prima, como ela é sintetizada e como são tratados os funcionários envolvidos na produção de um cosmético. Sem contar que aqueles emails que circulam pela internet falando sobre os perigos dos produtos com x, y ou z na fórmula parecem assustar muita gente, mesmo depois de desmentidos…
Seja por responsabilidade social, por valores e princípios ou por estratégias de publicidade mesmo, o fato é que a procura por marcas ecologicamente corretas só deve aumentar nos próximos anos. Para quem quer ficar mais por dentro deste mercado, aqui vai um mini guia de empresas para ficar de olho:
As clássicas: Body Shop, Aveda, Weleda, Clarins e a nossa Natura são ótimos exemplos de companhias que se preocupam com o meio ambiente, com as relações humanas e com o respeito aos animais.
No Brasil
– Alva: a marca é alemã mas está presente em vários estados brasileiros. Além dos tratamentos de pele e cabelos, também tem maquiagem ecologicamente correta e vegana.
– Cativa Natureza: é a primeira rede a vender produtos com insumos orgânicos rastreados. Há linhas para a pele, cabelos e até para perfumar ambientes.
– Feito Brasil: os cosméticos de embalagens fofas (à venda na Sephora) são veganos e feitos artesanalmente. Toda a empresa foi projetada para funcionar de forma sustentável.
– Herbia: a companhia paranaense cultiva suas próprias plantas. Os óleos essenciais são o carro-chefe mas a marca também comercializa cosméticos e perfumes.
– Utopia Cosméticos: recém-chegada ao mercado, a marca aposta em uma comunicação bem-humorada para mostrar seus produtos livres de substâncias químicas nocivas, com ativos orgânicos e nunca testados em animais
No Exterior
– AmorePacific: a marca coreana cultiva os próprios ingredientes, todos botânicos e vindos da Ásia, além de ter uma linha anti-age super cobiçada.
– Connock London: o óleo havaiano de kukui é rico em ômegas 3 e 6, e usado há séculos nas ilhas como poderoso hidratante. Amanda Connock vem de uma família de farmacêuticos e se encantou pelo ingrediente, cultivado em uma fazenda de forma sustentável. Ele é a base dos óleos, loções e sabonetes da marca.
– Intelligent Nutrients: criada pelo fundador da Aveda (que hoje pertence ao grupo Estée Lauder) tem cosméticos para pele, cabelos, nutracêuticos e fragrâncias feitas com ingredientes orgânicos certificados.
– Josie Maran Cosmetics: ela já é conhecida por aqui pois os produtos estão à venda na Sephora. A ex-modelo fundou a marca, que tem como base o óleo de argan, pensando em oferecer produtos ecológicos e sustentáveis.
– Omoye: a preocupação da empresa francesa vai desde a extração dos ativos em plantas centenárias até a escolha dos distribuidores, passando por embalagens recicláveis e pela certificação orgânica.
– Osmia Organics: a intenção é estimular os sentidos, principalmente o olfato, ao usar os produtos feitos com óleos e extratos naturais de plantas.
– Phylia de M.: os cosméticos capilares da marca são feitos com ingredientes de certificação orgânica que ajudam a “liberar espaço” para a queratina atuar e deixar os fios sempre saudáveis.
– Rahua: O nome vem de uma castanha da região amazônica conhecida pelo alto poder de hidratação dos cabelos. A produção dos cosméticos é feita em parceria com mulheres de algumas tribos indígenas da floresta.