Super Cool Market: Fast-fashion Consciente

supercoolmarket

Um dos efeitos colaterais do fast-fashion é a poluição. Como as roupas são muito baratas e, na maioria das vezes, feitas com tecidos sintéticos, os consumidores logo as descartam e as peças acabam poluindo o meio ambiente pois levam anos para se decompor. Uma boa alternativa para isso são os brechós ou bazares, onde se troca, compra ou vende e as roupas ganham vida útil mais longa.

O problema aqui no Brasil é que nem sempre é fácil encontrar um brechó sem cheiro de mofo ou com peças minimamente atualizadas. Sem contar que a mentalidade ecológica ainda não está tão difundida aqui como nos EUA e na Europa.

Pensando em todas essas questões, as sócias Carla Lamarca, Samantha Barbieri e Daniela Klaiman criam o espaço Super Cool Market, em São Paulo. Lá, elas vão promover a venda, compra e troca de peças semi-novas, além de venderem sua própria marca e peças de novos designers. A loja também receberá eventos culturais como lançamentos de livros, exposições, shows e cursos.

O modelo de negócios foi inspirado na rede americana Buffalo Exchange. “Pesquisamos o mercado e não encontramos nada parecido no Brasil. O desafio inicial é mostrar para os consumidores que não somos um brechó, somos uma fast fashion ainda mais barata. A experiência que queremos oferecer é de como se você estivesse trocando de armário com um amigo que tem um estilo invejável”, explica Carla.

O Super Cool Market funciona da seguinte forma: o consumidor leva as peças que não usa mais e a marca escolhe o que vai para as araras. O cliente então escolhe se prefere ganhar créditos para escolher outras peças da loja ou receber dinheiro pelas suas. “Queremos mudar os hábitos de consumo e fazer com que as pessoas percebam que é possível se vestir bem com peças de coleções recentes, que não foram muito usadas por seus primeiros donos”, conta Daniela.

Os clientes também vão encontrar um corner com peças exclusivas de novos estilistas como Rafaela Cassolari, Karin Feller, Onono,  Urussai e Gêmeas, além da própria linha Super Cool Market, que sempre vai oferecer a peça-chave da estação. Desta vez é a camisa xadrez, em versão feminina e masculina. Outra iniciativa é a doação das peças excedentes para uma instituição escolhida. A primeira a receber será o Projeto Escola Aprendiz, Gilberto Dimenstein.

Gostou? Então se você estiver em São Paulo não deixe de ir na inauguração, que acontece hoje, a partir das 19h, com os DJs Guima Ricardo e as Gêmeas comandando as pick ups!

Serviço:
Super Cool Market
Rua Purpurina, 219 – Vila Madalena
Horário de Funcionamento: 10 às 19h.
Tel: 11 3031.1663
www.supercoolmarket.com.br
www.twitter.com/supercoolmarket

supercoolmarket01
As sócias reunidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.